O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou o resultado de pesquisa da Quaest. O levantamento divulgado nesta quarta-feira (2/7) mostra que a gestão do atual presidente da Casa Baixa é avaliada de forma positiva por 68% dos deputados.
“É gratificante ter um forte respaldo dos deputados governistas e os de oposição, ter o apoio dos colegas de direita, de centro e de esquerda. Isso diz muito do trabalho que todos nós estamos realizando na Câmara”, disse Motta em postagem no X (antigo Twitter).
Enquanto 68% avaliam como positiva, outros 25% consideram a gestão regular e 6%, negativa.
A pesquisa foi conduzida entre 7 de maio e 30 de junho deste ano e 203 deputados foram entrevistados, o que representa 40% da composição da Câmara. A margem de erro é de 4,5 pontos, para mais ou para menos.
Quanto ao desempenho do governo Lula (PT), 46% dos deputados federais avaliam de forma negativa. Outros 27% avaliam a gestão de forma positiva, enquanto 24% consideram o desempenho regular. Não souberam ou não responderam 3% .
A pesquisa ainda mostrou que 50% dos deputados consideram um candidato de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) favorito para ganhar as eleições presidenciais de 2026. Já 35% apontam Lula como favorito à reeleição e pelo menos 15% não souberam ou não quiseram responder.