A partir de amanhã, imigrantes começarão a chegar ao “Alcatraz Jacaré”. Conforme o governador da Flórida, Ron DeSantis, instalação tem capacidade para até 5.000 pessoas.
Obra custou US$ 450 milhões e foi construída em apenas uma semana. A instalação provisória faz parte de uma ofensiva de aliados de Trump para ampliar a infraestrutura para manter estrangeiros que aguardam deportação. Hoje, os EUA contam com cerca de 41 mil camas para imigrantes.
Meta é abrir novos locais para alcançar 100 mil camas em poucos meses. A constatação é de que o ritmo de prisões de estrangeiros pelas ruas das cidades norte-americanas apenas não aumentou ainda mais por conta da falta de locais para alojar esses estrangeiros.
Prisioneiros dormirão em tendas de uso emergencial instaladas em aeródromo
Antes de se tornar uma prisão, local já abrigava um aeroporto de treinamento. Uma das pistas foi usada para a instalação de tendas da Agência Federal de Gestão de Emergências, adaptadas para receber os presos.
Contêineres são os mesmos usados para abrigar pessoas obrigadas a deixar suas casas em desastres naturais. Serviços de água, esgoto e energia serão fornecidos por equipamentos móveis. De acordo com o governo da Flórida, a estrutura foi projetado para ser “completamente autossuficiente”.