Início NACIONAL Ministro da AGU se sai bem em crises e é alçado à...

Ministro da AGU se sai bem em crises e é alçado à cúpula do governo


Hoje, diz que “nem bolsonaristas lembram mais disso” e repete que tem orgulho de ter permanecido ao lado da ex-presidente até o fim. Evangélico, afirma que mantém sua lealdade e compromisso “com um projeto a que ajudei a vida inteira”.

Depois que deixou o governo Dilma, Messias foi assistente parlamentar do senador Jaques Wagner (PT-BA), um dos homens de maior confiança de Lula. Em 2022, trabalhou por uma aproximação de Lula com o segmento evangélico e se diz pronto para continuar a trabalhar por ele em 2026.

Agora, passou a dividir a sala com outros nomes fortes do entorno do presidente, como os dois mais poderosos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), além de Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secom).

Nas últimas semanas, foi esse “núcleo duro” que sentou com Lula para debater as principais decisões do governo, que passaram pela condução das medidas econômicas, pela relação com o Congresso e pela comunicação. Em todas elas, o lado jurídico precisou ser acionado.

Nesses encontros, segundo apurou a coluna, Messias costuma ser objetivo e fala ao presidente sempre buscando o lado técnico. E Lula tem respeitado isso. Segundo um auxiliar do presidente, ele ouve a todos, mas tem optado que a palavra final seja do ministro da área mais diretamente afetada pelo problema.

A crise acabou unindo esse grupo, que é apontado como o que carrega o “DNA do projeto do presidente”. Até Haddad e Costa selaram a paz entre eles para tentar superar as crises do governo.





FONTE

Google search engine