O técnico em nutrição e dietética é responsável por auxiliar nutricionistas e profissionais de saúde na elaboração de planos alimentares, supervisionar a preparação de alimentos em instituições como hospitais e escolas e educar a população sobre hábitos alimentares saudáveis.
A profissão foi regulamentada pela Lei nº 14.924, de 12 de julho de 2024, permitindo que os técnicos atuem sob a supervisão de um nutricionista e com exigência de que o técnico tenha nível médio de ensino e seja inscrito no Conselho Regional de Nutrição (CRN). A inscrição é feita com a comprovação de conclusão tanto do ensino médio quanto o profissionalizante de técnico em nutrição e dietética, com carga mínima entre 800 e 1.500 horas de aula.
Veja outros cursos técnicos na área da saúde
Técnico em enfermagem
O profissional é responsável por oferecer assistência aos pacientes nos ambientes hospitalares. O técnico atua sob a supervisão do enfermeiro e assume cuidados específicos do paciente, como monitoramento de sinais vitais, administração de medicações, auxílio em procedimentos médicos, coleta de amostras, entre outros.
Técnico em hemoterapia
O técnico em hemoterapia atua em bancos de sangue, hospitais e laboratórios de análises clínicas, empresas e indústrias de produtos de hemoderivados (produtos obtidos a partir do fracionamento do plasma por processos físico‑químico). Ele é responsável por realizar várias etapas importantes da doação de sangue, inclusive os testes que garantem a segurança do material coletado.
Técnico em saúde bucal
O técnico em saúde bucal é responsável por dar assistência ao dentista durante os procedimentos e atendimentos. No mercado de trabalho, esse profissional é amparado pela Lei Nº 11.889/2008, que obriga a contratação de um técnico em saúde consultórios odontológicos. Ele também precisa ser registrado no Conselho Federal de Odontologia (CFO) após formado no curso técnico.