Início GERAL Mauro diz que Pivetta terá autonomia para escolher vice

Mauro diz que Pivetta terá autonomia para escolher vice


O ex-governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que não pretende interferir na escolha do candidato a vice-governador que integrará a chapa do governador Otaviano Pivetta (Republicanos) nas eleições de 2026. Segundo ele, a definição deve ser uma decisão pessoal do chefe do Executivo estadual, responsável por liderar o projeto governista na disputa pelo Palácio Paiaguás.

A declaração foi feita em meio às articulações entre os partidos da base aliada para a formação da chapa majoritária que disputará o comando do Estado no próximo ano.

Embora reconheça que o tema ainda esteja em discussão, Mauro defendeu que a composição seja construída por meio do diálogo entre as siglas, preservando, no entanto, a autonomia de Pivetta na escolha do companheiro de chapa.

“Não está definido ainda, mas nós vamos dialogar com os partidos e vamos tomar essa decisão até as convenções. O diálogo partidário vai existir, mas, acima de tudo, eu defendi e continuo falando: quem vai escolher o vice é o Pivetta”, afirmou.

Ao justificar sua posição, o ex-governador comparou a escolha do vice-governador a uma relação baseada em confiança e parceria política, lembrando que teve liberdade para definir seus companheiros de chapa nas duas eleições em que concorreu ao Governo de Mato Grosso.

“Eu escolhi minha esposa para casar, ela me escolheu, e o vice é mais ou menos isso. Não é uma esposa, não é um marido, mas é um cargo muito próximo de você, que você tem que ter a liberdade de escolher. Eu escolhi o Pivetta, nós nos escolhemos como parceiros para enfrentar esse desafio em 2018, nos escolhemos novamente em 2022”, declarou.

Mauro ressaltou que a mesma autonomia que teve para formar sua chapa deve ser garantida ao atual governador, afastando a possibilidade de imposições por parte de lideranças partidárias durante a definição da candidatura governista.

“Eu exerci esse direito e não vou negar a ele, ou a qualquer outro candidato, a liberdade de escolher quem será o vice-governador na chapa que vai disputar as eleições”, completou.

A composição da chapa majoritária da base governista deverá ser definida durante as convenções partidárias, previstas para ocorrer entre o fim de julho e o início de agosto, período em que também serão oficializadas as candidaturas aos demais cargos em disputa nas eleições de 2026.





FONTE

Google search engine