Início GERAL Governador muda de ideia e envia projeto para reduzir Fethab da Vaca...

Governador muda de ideia e envia projeto para reduzir Fethab da Vaca em 30%



Uma quinzena depois de vetar a redução da alíquota sobre o abate de vacas, o governador Mauro Mendes (União) mudou de ideia e anunciou o envio de um novo projeto à Assembleia Legislativa que prevê corte de 30% no valor pago pelos pecuaristas no chamado “Fethab da Vaca”. A medida foi articulada pelo líder do governo, deputado Dilmar Dal Bosco (União), em reunião realizada nesta segunda-feira (18), com parlamentares e lideranças do setor produtivo.

Leia também:
Governador sanciona congelamento do Fethab, mas veta redução de alíquota para vacas

Segundo Mauro, o projeto se baseia em estudo técnico que apontou diferenças de mercado entre bois e vacas, com desvantagem para os pecuaristas. “Não era justo que o produtor pagasse o mesmo valor de Fethab para os dois. Por isso, estamos propondo um abatimento de 30%, desde que o abate seja feito dentro do estado”, disse o governador.

Dilmar afirmou que a proposta corrige uma distorção histórica. “O macho e a fêmea tinham o mesmo preço na hora de calcular o Fethab, mas a fêmea rende cerca de 30% menos em carcaça. Agora acabamos com essa desigualdade, é uma conquista histórica para Mato Grosso”, declarou.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, também comemorou. “Essa é uma demanda de duas décadas da pecuária. Agora, o governo teve sensibilidade para fazer justiça com o setor”, afirmou.

Participaram do encontro o presidente da Assembleia, Max Russi (PSD), os deputados Valmir Moretto (Republicanos), Julio Campos (União), Eduardo Botelho (União) e Carlos Avallone (PSDB), além de lideranças do Fórum Agro, Acrimat, Famato e Sindifrigo.



FONTE

Google search engine